segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Língua

Tiago 3:1-12
1 Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. 2 Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo. 3 Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4 Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro. 5 Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. 6 A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. 7 Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; 8 mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. 9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. 11 Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?

Através da linguagem o homem tem se comunicado com o seu próximo desde a sua criação. É impossível precisarmos quantas palavras nós pronunciamos desde nossa mais tenra idade até a hora da morte, porém de todas iremos prestar contas diante de Deus. Nem sempre as palavras por nós proferidas têm sido aprovadas diante de Deus, pois a nossa língua é um instrumento que pode ter uma dupla finalidade: Para bênção ou para maldição. A língua do homem é como abelha; tem mel e tem ferrão.



EFEITOS MALÉFICOS DA LINGUAGEM



Mentira

“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com seu próximo;…” (Ef 4.25)

A mentira é um dos piores efeitos da linguagem, pois uma língua mentirosa pode destruir famílias, desestruturar igrejas, prejudicar pessoas em diversas áreas (Sl 109.2;120.2- “Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa”; Pv 6.17 “Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente”). Muitas pessoas, inclusive na Bíblia foram vítimas deste pecado cujo pai é o diabo (Jo 8.44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.

A Bíblia diz que os mentirosos ficarão de fora do Reino de Deus. Muitos cristãos mentem em casa, no emprego e até mesmo quando cantam na igreja, pois dizem coisas que não condizem com a realidade de suas vidas. As vezes pensamos que uma pequena mentira não tem problema e nos esquecemos que pecado é pecado, não existe pecado pequeno nem pecado grande.



Fofoca

“O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.” (Pv 11.13)

Por falta de freio na língua, crentes falam mal do pastor, dos obreiros, e dos outros irmãos da igreja. São os crentes mexeriqueiros, às vezes até caluniadores (Sl 15.1-3 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua…), que têm as características citadas por Tiago no nosso texto base: língua peçonhenta, que é o mesmo que venenosa (Sl 140.3 Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios), indomável, e com poder de destruição comparado ao pequeno fogo que incendeia uma grande floresta. O apóstolo Paulo, escrevendo ao pastor Timóteo, adverte a respeito das pessoas que se tornavam levianas contra Cristo e começavam a andar de casa em casa observando a vida dos outros e falando o que não convinha. O ministério da igreja deve estar atento a este mal e combatê-lo com a mesma ênfase que o faz com a prostituição, roubo e outros tipos de pecado. Quem fala mal de seu irmão não pode dizer que o ama e sem amor não podemos ver a Deus (Lv 19.16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo). (TG 4:11) - Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.



Gírias

“Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” (Tt 2.8)

No momento que entregamos nossa vida ao Senhor deve haver um diferencial na nossa maneira de falar. A Bíblia diz que devemos ter linguagem sã e irrepreensível, sendo assim, as gírias devem ser normais na vida daqueles que não nasceram de novo, mas para quem serve a Deus, tudo deve ser novo. Expressões de gíria têm contaminado o meio cristão de tal forma que chega a ser repugnante ouvir algumas pessoas conversando. Faça como o profeta Isaías e deixe que o Senhor purifique os seus lábios se você tem usado esse tipo de linguagem no seu dia a dia (Is 6.7).



Murmuração

“E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor .” (1Co 10.10)

“No mundo murmura-se tanto entre os que cristãos dizem ser/Em vez de louvores há pranto, fraqueza em lugar de poder…” (HC 302) Murmurar é o mesmo que reclamar de Deus pelas circunstancias da vida. Como Deus deseja que nós com os nossos lábios o louvemos, o adoremos, reconhecemos a sua soberania. Como é triste constatar que até mesmo na hora da pregação alguns crentes ficam revidando o que o pregador está falando em tom de discórdia, gracejo, chocarrice. Que Deus nos guarde da murmuração. Os israelitas murmuradores não entraram na Terra Prometida, da mesma forma os crentes de hoje correm o risco de perderem a salvação caso continuem usando a sua língua para murmurar.



Imoralidade

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe…” (Ef 4.29)

A Bíblia diz que o homem que teme ao Senhor não se assenta na roda dos escarneceres (Sl 1.1) . Como cristãos que somos devemos ter consciência da nossa função de luz do mundo. Imagine um crente que gosta de piadas sujas, comentários obscenos e conversa que gira em torno da imoralidade (Cl 3.8). Será que sua vida irá despertar em alguém o desejo de ser crente?



EFEITOS BENÉFICOS

Quando levarmos cativo todo entendimento à obediência de Cristo (2Co 10.5) e deixarmos que Ele controle a nossa língua tudo que sair da nossa boca será para abençoar as pessoas que nos ouvem.



Edificação

“…mas só a que for boa para promover a edificação.”(Ef 4.29)

Tudo que falamos deve objetivar o fortalecimento espiritual dos que nos ouvem. A vida cristã consiste basicamente de serviço, pois somos servos. Portanto a nossa função é trabalhar pelo bem estar espiritual de todos os crentes e pela salvação do mundo. O Senhor nos ungiu com o Espírito Santo e nos deu uma língua erudita para que possamos dizer uma boa palavra ao que está cansado (Is 50.4) Por isso mesmo a nossa palavra deve ser temperada com sal (Cl 4.6). O sal causa sede, devemos causar sede de Deus para os que nos ouvem. Por que as multidões paravam para ouvir a Cristo? Porque suas palavras edificavam. Amado irmão, quando você fala você edifica os que o ouvem? As nossas palavras, ao contrário do que muitos dizem, por si só não têm poder, mas se você quer edificar alguém fale a Palavra de Deus e o seu objetivo será alcançado (1Co 2.4).



Testemunho

‘E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia” (Sl 35.28)

Outro efeito benéfico da linguagem é o seu uso para divulgação das bênçãos que o Senhor nos concede todo dia. Por mais difícil que seja o nosso caminho Deus nos tem feito triunfar sobre o mal. É importante testemunhar para que os outros venham ter conhecimento do poder de Deus. Ao invés de relatarmos para outrem as nossas lutas e aflições, que são normais na nossa vida, divulguemos quão grandes coisas o Senhor tem feito por nós (Salmos 126:3) - Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.



Louvor

“Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico…” (Sl 126.2a)

O cristão tem, de forma espontânea, a incumbência de louvar ao Senhor. Todos temos motivos para isso. Não há dia nem hora específica para louvar ao Senhor. Seja nos momentos de solidão ou amargura, seja na mais completa alegria, louve ao Senhor (Hb 13.15;Tg 5.13). Cabe aqui uma observação: Não precisa saber cantar para louvar ao Senhor e nem todos que cantam louvam. O louvor é a mais pura expressão de gratidão ao Senhor. Paulo e Silas louvaram ao Senhor quando estavam presos. Seria uma hora ideal para a murmuração, xingamento, gritos, mas eles apenas louvavam e isso à meia noite e os outros presos os escutavam (At 16.25). Temos utilizado nossa língua para louvar ao Senhor mesmo nas horas mais críticas da nossa vida?



CONCLUSÃO

Se temos certeza de que somos de Cristo nossa linguagem será santa. Tudo que é bom, tudo que é agradável seja dito por nós. O que não serve para benefício nosso nem de outras pessoas não pode fazer parte do nosso vocabulário. Façamos uma análise cuidadosa da nossa linguagem, irmãos e tiremos tudo que é maléfico. Amém.

1. Você tem uma língua de bênção ou de maldição?

2. Você tem louvado ao Senhor mesmo em meio as lutas da vida?

3. Você tem falado das maravilhas que o Senhor tem feito na sua vida?



Versículos Auxiliares:

Salmo 141.3 - “põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios”

Provérbios 13.3 - “O que guarda a sua boca conserva a sua alma

(Provérbios 12:22)- Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite.

Para meditação:
(Sl 15:1-3) Não difame com a sua língua.
(Pv 12:17-22) Lábios mentirosos, abomináveis para o Senhor.

(Mt 15:11-20) O que sai da boca do homem o contamina.
(Rm 3:13,14) Línguas que tratam enganosamente.

(Ef 5:19,20) Devemos falar o que agrada a Deus.
(Tg 3:1-12) Língua, fonte de bênção ou maldição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu novo livro...Clique aqui e leia online...

Compre o livro pelo link ao lado: http://www.bookess.com/read/9585-uma-nova-historia-/ ou entre em contato pelo e-mail richard.rossini.atanes@gmail.com para comprar com desconto diretamente com o autor..