Porque devemos crer na Bíblia ?
1. Porque foi inspirada por Deus (II Tm 3.16);
2. Porque os homens (40) que a escreveram foram separados e inspirados por Deus (II Pd 1.21);
3. Porque é a constituição do Reino de Deus; e como tal, deve ser lida, digerida (Jr 15.16, Jo 6.57) passando a fazer parte do nosso dia a dia (Js 1.8);
4. Porque a Bíblia - o manual do fabricante - não está preocupada em agradar o leitor, ela apenas informa o que deve ser informado. Ela indica O Caminho (Jesus) (Is 30.21) que devemos seguir para o nosso reencontro com Deus o Criador. Ela é completa, não existe 2º volume (Ap 22.18,19) e muito menos ERRATA;
5. A Bíblia deve ser entendida literalmente, atentem principalmente aos tempos dos verbos. Ela diz o que ela quer dizer. Somente ela pode interpretar as figuras usadas (Ap 17.1 , Ap 17. 5-18).
6. Não se preocupe quando não entender alguma coisa. A revelação da Palavra é progressiva (I Co 3.2), e nem tudo nos é revelado (Dt 29.29);
7. Peça a revelação do Espírito Santo de Deus para aquilo que você não entendeu. NÃO PROCURE EXPLICAÇÕES EM OUTROS LUGARES.
A criatura não consegue explicar o Criador.
Como entender a Bíblia?
A Bíblia, levou 1600 anos para ser escrita e não contém nenhuma contradição.
Os 66 livros que a compõem, foram escritos por 40 pessoas, das mais variadas culturas e em diferentes épocas, são harmônicos isto é , não se contradizem. É um livro de começo, meio e fim. A Bíblia desvenda a maior história de amor que o universo jamais presenciou.
A Bíblia é o único livro do mundo que revela a Pessoa do Deus vivo e verdadeiro, a obra salvadora do Senhor Jesus Cristo e o ministério do Espírito Santo.
Deus é claríssimo em Sua revelação, porém, a Bíblia NÃO foi escrita para satisfazer curiosidades, mas para ser estudada seriamente (Pv 2.1-6; Os 6.3)
Somente a Bíblia pode revelar verdadeiramente quem é Deus, quem somos nós, porque o homem está separado de Deus e qual é o Caminho de volta; porque ela É a Palavra de Deus.
O que a Bíblia representa para voce?
Haverá uma profunda transformação em sua vida, porque ninguém se aproxima deste livro e permanece o mesmo!
A Bíblia não é um livro de religiões ou de uma religião. Ela é a revelação de Deus para o homem.
Voce já se perguntou: - o que é a verdade? - onde está a verdade?
A verdade sobre tudo que nos cerca e a nosso respeito, como : - quem sou eu? - o que faço neste planeta? - para onde vou?
Todas estas respostas estão na Bíblia, claras e diretas.
A Bíblia é o único livro do mundo que fala de Deus Criador, de Jesus Cristo, do Espírito Santo, do homem e de Satanás.
Mas não é "alguém" falando sobre estes personagens; é o próprio Deus Criador falando ( Is 46. 9,10 - 45. 21,22 ).
Por causa da entrada do pecado no mundo, o homem perdeu o conhecimento de Deus, a capacidade de conhecer ou reconhecer a Deus, e vive como que num quarto escuro, às apalpadelas, tentando adivinhar como são as coisas ali, e quando ele esbarra em alguma coisa, como ele supõe (com a sua mente obscurecida) que aquilo seja - aquilo se torna verdade para ele!
Se Deus não se revelasse, jamais saberíamos quem é Ele e quem somos nós. Se alguém não sabe quem é Deus, não pode saber quem é, pois fomos criados à sua imagem e semelhança.
Então, quando começamos a descobrir o conteúdo bíblico - para nós que estávamos em total escuridão, começa a brilhar uma pequena luz como a de "uma candeia que brilha em lugar tenebroso até que o dia clareia e a estrela da alva nasça em nossos corações ( II Pe 1. 19) . É como a luz da aurora (depois de toda uma noite escura) que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4. 18)
O homem foi criado por Deus e por vontade própria se separou d'Ele, mas longe do Deus Criador dos céus e da terra, não há vida, mas sómente morte!
O AUTOR DA BÍBLIA
A Bíblia, é Deus mostrando como voltar para Ele - e muito claramente, Ela revela que há sómente UM CAMINHO. ESTE CAMINHO É UMA PESSOA! Esta pessoa disse claramente: "EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA - NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM!" Jesus Cristo - O Messias de Israel, a Cabeça da Igreja.
O fato de sermos religiosos, frequentadores de igrejas, não nos leva de volta a Deus. Sómente a nossa identificação pessoal com a morte e ressureição de Jesus Cristo é que nos leva de volta ao Deus verdadeiro.
Jesus Cristo não nos é apresentado na Bíblia para O contemplarmos num "prazer teórico", mas é para a nossa necessidade, a necessidade de uma raça que perdeu o seu objetivo original e que caminha para o nada e para a morte! (Morte = separação de Deus) .
II Tm 3. 16 "inspirada" - lit.: "hálito de Deus".
"Toda escritura, é inspirada por Deus, e proveitosa, para ensinar, para repreender, para corrigir, para a edificação na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra."
Vocês viram porque a Bíblia foi escrita? Mas olhem, prestem atenção no que leram.
Perfeito, vou ficar perfeitamente preparado para toda boa obra. Mas veja pelo que você vai passar antes:
Ensinar, é fácil você estudar mesmo?
Repreender e corrigir, é bom ser repreendido e corrigido?. Eu acho que aqui está o principal motivo, porque a Bíblia é tão impopular.
Sendo Deus a VERDADE, Ele só poderia exalar VERDADE.
Deus usou homens que Ele separou (este é o sentido da palavra "santo") para este propósito: II Pe 1. 20,21.
Leia por ex. : Mc 12. 36; Hb 3. 7; Hb 10. 15,17.
Note que foram homens que escreveram, mas o texto diz que foi o Espírito Santo. Veja também Mt.5: 18 . Jesus não poderia declarar isso se a Bíblia não fosse totalmente a Palavra de Deus.
Deus está FORA do tempo. Ele criou o tempo para o homem e o dividiu em etapas nas quais vai Se revelando PROGRESSIVAMENTE.
Na eternidade passada (expressão não correta, mas necessária para o homem), Deus - o Pai, Deus - o Filho, Deus - o Espírito Santo ( nome completo de Deus), planejou, estabeleceu os padrões pelos quais ia Se revelar ao homem, e criou TUDO.
Deus quer que Suas criaturas O sirvam por LIVRE ESCOLHA, por isso, Ele deu ao homem o livre arbítrio.
Sabendo que o homen ia pecar, Deus providenciou a salvação e uma das Pessoas da Tri-Unidade, Deus o Filho, ofereceu-se para executar esta salvação, isto é, para receber em Si a penalidade que é do homem. Por isso, Ele é o "Cordeiro conhecido ANTES da fundação do mundo, e morto DESDE a fundação do mundo": I Pe 1. 19,20 ; Ap 13. 8 .
Deus é progressivo em Sua revelação: Jo 16. 12,13 . Ele não revelou tudo na Bíblia: Dt 29.29 , porque estamos limitados pelo pecado e não temos capacidade para entender tudo agora.
COMO ENTENDER A BÍBLIA
Literalmente! A Palavra de Deus deve ser entendida literalmente.
Dt 18 . 20,22. Ela não foi escrita para satisfazer curiosidade, mas para ser lida, meditada e estudada com a direção do Espírito Santo.
Todas as profecias cumpridas foram cumpridas literalmente.
Ex.: I Re 20. 22-26 ; I Re 21-23 ; II Re 9. 30-36 .
Jesus em Sua primeira vinda cumpriu, entre outras, as seguintes profecias:
Is 7.4 ; Mq 5.2 ; II Sm 7. 12-21 ; Is 53 ; Sl 22.16. Um simples plural é levado em consideração em Gl 3.16.
A Bíblia usa FIGURAS E SÍMBOLOS, mas sómente a própria Bíblia tem autoridade para interpretá-los: I Co 2. 13 . Por ex., a "serpente" do Éden (Gen. 3) é interpretada como sendo Satanás em Ap 12. 9. Veja também Ap 17.1 . Em Mt 13, Jesus explica as figuras usadas em Suas parábolas.
Mas é o Espírito Santo que nos faz compreender a Palavra de Deus.
l Co 2. 11,12. (Esta é a sabedoria de Deus: vv.6,7).
Temos que ter humildade e confessar francamente que nossas mentes limitadas pelo pecado, não podem compreender/entender em toda a profundidade, todas as áreas deste universo, os planos de Deus, e muito menos a Deus! A nossa mente está bloqueada, escravizada num tipo de raciocínio, que está ligado aos sentidos do corpo, e por isso as coisas ETERNAS nos parecem contraditórias, porque não conhecemos os princípios e as leis de Deus que regem o mundo do invisível (os olhos da matéria não conseguem enxergar isto).
Deus não revelou tudo: Dt 29.29, porque não conseguiríamos entender.
Veja: I Co 13.9-12, tudo será revelado quando estivermos fisicamente com o Senhor.
Espiritualizar a Bíblia é sair do sentido literal para um sentido alegórico. Um tipo de metáfora que exprime algo diferente do que diretamente anuncia, é a representação de um objeto para se dar a idéia de outro.
Por ex.: em Gn 3. 1- 6 , onde está dito que a "árvore do conhecimento do bem e do mal" é uma macieira?
- onde está dito que o pecado original é o sexo?
Para facilitar o estudo da Palavra para o seu povo, Deus deu os dons de mestre e de ensino: Ef 4. 11; Rm 12. 7 ; mas também deixou avisos contra contra os FALSOS MESTRES: II Pe 2. 1,3 .
A Bíblia é um livro de FÉ. Hb 11. 1- 6.
Vamos ler juntos Gn 1.1.
"No princípio criou Deus o céu e a terra". Então, o que você leu aí?.
Que no princípio Deus criou o céu e a terra, você conhece a terra, você conhece o céu? Agora abram no último livro da Bíblia, Apocalipse. No penúltimo capítulo e vamos ler o verso 1.
"E vi um novo céu e uma nova terra, porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe".
Vocês repararam isso, que a Bíblia começa, com :"Criou Deus os céus e a terra", e ela termina, "vi novo céu e nova terra", porque os primeiros passaram.
Vimos o começo e estaremos juntos examinado o meio, porque o meio é onde nós estamos.
Bom você que está começando este curso, você vai ler Genesis, porque neste livro, estão descritos todos os inícios, todos os princípios. Você vai ler a Bíblia do jeito que ela está escrita. Mas como é que eu entendo? Literalmente, usando a frase da minha irmã, "A Bíblia quer dizer o que ela diz". Deus escreveu para esclarecer, Deus não escreveu para confundir.
Deus escreveu para esclarecer, mas existe algo de sobrenatural com a Bíblia. Ela é como um filme, sabemos que as fotos que tiramos, se encontram registradas nele, mas sòmente as veremos quando ele for revelado. Esta revelação do texto bíblico nos é feita pelo Espírito Santo de Deus, e é individual, isto é, o Espírito Santo nos revela a cada momento o que precisamos descobrir para nos edificarmos.
Sòmente a bíblia tem autoridade para explicar as figuras que usa.
Tudo na bíblia é literal. Os símbolos são símbolos de verdades literais. Porque quando você se afasta do sentido normal do que está escrito alí e fica assim: "O que será que quer dizer isto aí, deve ter alguma interpretação, deve ter isso, deve ter aquilo....".
Eu vou dar um exemplo típico. O mundo inteiro, que não lê a Bíblia diz, que uma árvore que se chama na Bíblia do conhecimento do bem e do mal, é uma macieira, e que o pecado original foi comer a maça, que se tornou símbolo de sexo, e sexo ilícito. Não é verdade? Estou falando uma mentira?
Quando nós formos estudar Genesis, vocês vão ver que não tem nada com isto. O que aconteceu?
Interpretaram, algo que não tinha que ser interpretado. Só porque não se conhece na experiência física, material uma árvore que chama do conhecimento do bem e do mal, e que não existe mais na face da Terra, porque já foi retirada. Vamos inventar.
Esse é um exemplo bem clássico, e que todo mundo conhece. Isso se chama, sair da literalidade.
Em Dt 18. 21 nos vamos ver Deus ensinando isto na palavra, que a Bíblia é literal, que é para ler tudo e entender como é que está escrito.
"E se disseres no teu coração, como conhecerei a palavra que o senhor não falou?"
Prestou atenção nesta pergunta? Quando Deuteronômio foi escrito por Moisés, ainda não existia a bíblia. Hoje é fácil, alguém fala alguma coisa que diz que Deus diz, que está na Bíblia. Você pega a Bíblia, vai numa chave bíblica, e fala: "Olha sinto muito, mas não tem aqui."
Naquele tempo Deus, falava através de profetas, E daí, como que vai saber se aquele homem, estava falando dele ou de Deus. Mas glória a Deus! as coisas de Deus são normais, porque ele está falando para pessoas normais, e até é engraçado, porque ele fala simplesmente isso:
Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, e não suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou.
Esse é o teste do profeta. Porque Deus dava nesse tempo diariamente orientação ao povo. É incrível. Quer ver, abra 1 Rs 20.22 .
"Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai fortalece-te, atenta bem para o que hás de fazer, porque decorrido um ano, o rei da Síria subirá contra ti."
Agora no v 26. "Passado um ano Beni Adad, arregimentou os filhos, e subiu a Apec para pelejar contra Israel."
Deus supervisionou, separou, inspirou, esses homens que a escreveram, não há erros nas escrituras, quando a Bíblia foi terminada de escrever, não havia erros. Nos originais, nada. O Espírito tem preservado a palavra
.
Eu quero dar uma sugestão para você que nunca leu a Bíblia regularmente, anote e faça isto, leia um capítulo de provérbios a cada dia. Mas leia assim, leia e medite, você vai amar provérbios.
Pv 2.1 "Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atentos à sabedoria o teu ouvido; E para enclinares o teu coração ao entendimento. Sim, se clamares por discernimento e por entendimento ao usares a tua voz. Se o buscares como a prata e os procurares como a tesouros escondidos, então entenderás o temor do senhor e acharás o conhecimento de Deus".
Da parte de Deus ele oferece o Espírito para que você ter esse entendimento. Da sua parte é você se colocar inteira, inclinando os ouvido, pondo o coração nessa busca e não medindo esforços para buscar.
Eu quero explicar outra coisa. Há muitas coisas na palavra, muitas coisas neste universo que estamos aqui observando, que não entendemos, e nem vamos entender. Preste atenção nisso que eu vou falar. O que Deus quer que entendamos, é o que é necessário entender agora, para ter este conhecimento, esta volta completa a ele. Porque, nem se ele quisesse revelar, nós entenderíamos.
A nossa mente está limitada. Este homem que nós vemos, não é como Deus originalmente o criou. Quando o pecado entrou na raça houve um bloqueio na alma. Há um processo de morte na nossa alma, que bloqueia o entendimento, e principalmente das coisas pessoais.
Este bloqueio será retirado totalmente, só quando estivermos com ele, face a face. Mas na medida em que você vem para ele, para Deus, através do conhecimento da palavra, esse bloqueio vai caindo, e muito. E tudo que está na Bíblia você vai entendendo, com clareza, com simplicidade. Você já percebeu isso, quem já está estudando a palavra a algum tempo? Não é incrível isto. Mas o que é isto? É o Espírito desbloqueando, trazendo a revelação de mais isso, de mais aquilo. Aquelas fotografias, saindo daquele filme que era escuro.
Mas há coisas que nunca serão reveladas aqui. Abra em Dt 29.29.
"As coisas encobertas, pertencem ao senhor nosso Deus." Se a Bíblia afirma isso, é porque existem coisas encobertas. Elas pertencem à Deus. Mas as reveladas nos pertencem, e aos nosso filhos para que sempre observemos todas as palavras desta lei.
Deus está querendo esconder alguma coisa? Não! Há coisas que você só lá, no novo corpo, com a nova mente, que nós vamos poder entender.
"Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos. Porque agora vemos como por espelho, em enigmas. Mas então, quando eu estiver lá, quando tudo estiver completo, veremos face a face. Agora conheça em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido (1Co 13. 9-12)".
Isso significa, que como Deus te conhece hoje. Deus te conhece inteiramente, você não está encoberto para ele. Mas você pode dizer que conhece Deus inteiramente?. Não. Em parte, que parte? A parte que ele já revelou, e da revelação a parte que você já se apropriou. O verdadeiro conhecimento bíblico, é um conhecimento prático. Não é porque você leu, leu, leu, e porque disse que sabe. Deus considera o que você sabe, só o que você pratica, o que já entrou na sua vida.
Tudo certo até agora? Então não queira, mexer e entender coisas que não foram reveladas. Mas as que foram reveladas, você toma posse, vive, porque é tua para você obedecer, e para você ter felicidade, como ser completo, humano. É isso que Deus quer, você estar em paz com você. E esta paz esta integridade de ser, só vem quando você conhece a palavra. Porque só conhecendo a palavra que você se conhece e conhece à Deus, aí vem o ajuste que precisamos agora.
A Bíblia é um livro de fé. Não adianta eu falar, explicar, mostrar, se o Espírito Santo não tem liberdade, para trazer a fé e você crer.
Vamos para a definição bíblica de fé.
"Ora a fé é o firme fundamento das coisas que te esperam. E a prova das coisas que não se vêem". Eu vou ler até na outra versão. "A fé é a certeza de coisas que te esperam, a convicção de fatos que se não vêem." Hb 11.1.
Isso aqui é uma parede, quantos tem fé que há uma parede aqui? Ninguém tem fé que existe uma parede aqui? Isso não é fé. Você está vendo a parede. E não é isso que esse versículo fala. O que que esse versículo fala? A convicção de coisas que se esperam. Você está lá na calçada esperando um carro. Aí o carro chega, para na tua frente, e você está parado alí, olhando para o carro, e alguém chega e pergunta: "você está esperando alguma coisa?" "Estou esperando um carro". Você não tá esperando mais, o carro chegou. Mas até o carro chegar você estava na fé que o carro vinha, você não estava vendo. Agora isso é transferido para as coisas espirituais.
É a certeza, de fatos que se esperam. É a convicção do que não se vê. Isto é fé.
Agora não se preocupe, porque nós não temos fé, o homem do jeito que está caído, não tem e nem fábrica fé.
Porque a fé é dom de Deus, (dom quer dizer dádiva, de graça). A única atitude que Deus espera de você, é aquela, incline seus ouvidos, se abra para Deus, e o resto é ele que faz. Mas agora veja em Hb 11.6.
"Ora, sem fé é impossível agradar à Deus. Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe e que é galardoador dos que buscam".
Nenhum comentário:
Postar um comentário