(I João. 2:14) .......Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
Deus tem determinado um padrão de conduta para os jovens sábios que almejam ter uma vida feliz.
Os “jovens” têm vencido o maligno (mencionado duas vezes (I João. 2:13-14) são fortes e a Palavra de Deus habita neles.
Não é surpresa encontrarmos a força associada à juventude, mas somente vencem o maligno através da obra de Cristo e da Palavra de Deus que neles habita.
(João 16:33) - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
(Apocalipse 12:11) - E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
Neste caso, os vencidos são os oponentes e o mundo com o qual estão associados.
(I João 4:4) - Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
(I João 5:4-5) - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
(V.5) - Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
A palavra traduzida como “MALIGNO” pode ser interpretada simplesmente como “MAL”, como é usualmente apresentada na Oração do Senhor (Mt. 6:13) e na própria oração de Jesus (João. 17:15).
(Mateus 6:13) - E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
(João 17:15) - Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Mas a Tradução NIV está provavelmente correta ao interpretá-la como uma referencia pessoal (1Jo. 3:12; 5: 18-19); na linguagem joanina, o Diabo (Jo. 3:8,10) é um homicida (Jo. 8:44), e I Jo. 3:11-15 associa-o “MALIGNO” a um “Homicida”.
Os seres humanos são filhos de Deus ou do Diabo, e seus atos revelam a distinção (I Jo. 3:9,10).
Deus impulsiona os seus filhos – O Diabo impulsiona e controla o mundo.
(I João 4:4) - Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
(I João 5:18) - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
Num mundo globalizado como o nosso, as informações circulam com uma rapidez incrível.
A comunicação se processa hoje de todos os meios, e os jovens têm acesso a tudo isso sem muito esforço.
Não era assim na época de João, quando não existia jornal, revistas, rádio, televisão, telefone, computador, Internet, etc.
Era somente utilizada a palavra falada e escrita (na forma de livros ou cartas).
Apesar disto, o apóstolo teve bons motivos para escrever aos jovens, pois o mundo nos dias de João era tão atrativo quanto hoje (cada época tem as suas dificuldades).
Portanto, a verdadeira fortaleza da Juventude vem de Deus.
(Ef 6:10) -Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
(Is 40:29-31) - Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.
A Palavra de Deus só permanece em nós quando dependemos do Espírito Santo.
A Palavra de Deus só permanece em nós quando dependemos do Espírito Santo.
(Jo.14:26; At. 1:8; At. 4:31; 1 Co. 2: 6-16).
Só Venceremos o Maligno se estivermos firmados em Cristo.
(I Jo 3:8) - Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. (Ef. 6:10-12; Tg. 4:7; 1 Pe. 5:8)
Embora na época de João não houvesse tanta facilidade para o processo de comunicação como hoje em dia, ele escreveu com os recursos disponíveis uma mensagem aos jovens que permanece até hoje.
Embora na época de João não houvesse tanta facilidade para o processo de comunicação como hoje em dia, ele escreveu com os recursos disponíveis uma mensagem aos jovens que permanece até hoje.
Pois os atrativos que o mundo oferecia no passado eram tão fortes como os atrativos mundanos de hoje.
E se quisermos ser vencedores, devemos ser fortes no Senhor, permanecer com a Palavra de Deus alicerçada em nós pelo Espírito Santo e permanentemente firmados em Cristo para resistirmos às ciladas do Maligno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário