sábado, 27 de março de 2010

Para onve vamos quando morremos?


(João. 12:24) - Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo
na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.


A morte é a sombra que paira acima da vida humana.

É o julgamento. É a avaliação da sua vida e da minha feita por Deus.

Embora seja impossível, constantemente nós estamos tentando escapar da morte.

William Randolph Hearst proibiu que se usasse a palavra morte em sua presença.

Filipe II, rei da Macedônia e pai de Alexandre, o Grande, pelo contrário, comissionou um empregado para vir diariamente à sua presença e anunciar: "Lembre-se, Filipe, você deve morrer."

Quando nos apegamos aos valores humanos e agarramo-nos às tradições e costumes do passado, lutando para que permaneçam para sempre, impedimos que as coisas novas, que Deus preparou, nos conduzam ao almejado caminho da felicidade.

Não apenas o rei Filipe, mas todos nós precisamos morrer a cada dia.

Só assim poderemos desfrutar de uma vida abundante e gozar, no porvir, da vida eterna.

Se não morrermos para os nossos pecados não chegaremos à presença do Senhor onde há abundância de vida e de bênçãos.


Se não morrermos para o egoísmo e para a inveja, não viveremos para gozar e compartilhar o amor de Deus.

Se não morrermos para a incredulidade, jamais viveremos para comemorar a realização de nossos sonhos.

A sua vida tem sido usada por Deus?

Tem produzido frutos de arrependimento e perdão?

Tem alegrado o coração do Senhor?

Para onde vamos quando morremos?

Segue abaixo respostas cruciais para entendermos esta última pergunta...

HADES (grego) ou SEÓL (hebraico). É o lugar onde ficam os espíritos aguardando a ressurreição. (hoje neste lugar se encontra os espíritos dos ímpios). (Lc.16:22-23).

GEHENA (Mt.23:33). É o Inferno ou lugar de Castigo Eterno para os Injustos.

TÁRTARO. (2 Pe.2:4) Refere-se a Prisão de Anjos Caídos.

QUEBER. É a Sepultura, Cova ou Túmulo, onde acolhe o Cadáver.

O HADES, O MUNDO INFERIOR, O LUGAR DOS FALECIDOS.

Em Mateus.16:18 Jesus mencionou as seguintes palavras “As portas do Inferno” (Hades no Grego), lugar que merece um estudo profundo dentro das Escrituras.

Este lugar (Hades) vamos chamar de “O mundo invisível”.

Tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento falam deste “Inferno” , sendo na língua hebraica “SEÓL” e na língua grega “HADES”.

Ambas as palavras significam o “Mundo Invisível “ , o lugar para onde vão os espíritos dos falecidos.

Nunca são usadas estas palavras em referência ao lugar final de detenção desses espíritos, e nem para significar a Sepultura do corpo, cujo termo hebraico é “ Queber ”.

O testemunho total das Escrituras, dos livros Apócrifos, dos livros Patrísticos e mesmo os livros de autores pagãos, é que o Hades ou Seól é o lugar onde, após à morte, são recolhidos os espíritos dos falecidos, quer dos justos, quer dos injustos. (Ler Is.14:9 ; Lc.16:23).

A razão da grande confusão reinante sobre este assunto é mesmo entre as heresias é porque às vezes as palavras gregas e hebraicas referentes ao assunto foram mal traduzidas.

Exemplo:

Hades, que às vezes é confundida com o Lago de Fogo; “Queber”, que somente tem a ver com o cadáver, confundem com “Inferno” que é lugar de espíritos; “Abussos” , que é tradução do hebraico “Abaddon” , é o “ Abismo” , mas lugar este diferente do Hades.

A. Onde Está o Hades? Quem o Habita?

Os mortos habitam no Hades.

Os mortos dividem-se em duas classes:

Os Justos, e os Injustos. (Ler Dn.12:2 ; João.5:28-29).

A Bíblia ensina que, à Morte, a Alma e o Espírito do homem, no caso do Injusto, não seguirão imediatamente para o lugar final de Castigo.

Para onde seguirão?

Eles seguirão a um lugar temporário, à espera do juízo do Grande Trono Branco, depois do qual irão para o lugar de suplício Eterno, ou seja, o Lago de Fogo.

  1. Os Mortos - Justos.

Todos os Justos, de Adão até à Ressurreição de Jesus Cristo ao morrerem, suas almas (com a possível exceção de Enoque e Elias que foram arrebatados) , desciam ao “PARAISO” , que naquele tempo constituía um “Compartimento” do “Seól” (Hades no grego).

Entre o lugar dos Justos e o lugar dos Injustos, no mesmo “Seol” , havia uma separação, veja o versículo a seguir:

(Lc.16:26)..” E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá.

O Seól ou Hades, como descrito nas Escrituras, é um mundo sombrio, um lugar de detenção e espera, até para os mais santos.

No Velho Testamento a morte de um Patriarca é descrita como sendo “ REUNIDO “ ao seu povo. (Gn.25:8; Gn.35:29; Nm.27:13;).

É o que significa a expressão em Lucas.16:22, quando os anjos conduzem Lázaro para o “ Seio de Abraão “.

A morte de um santo era uma “Descida” da alma a certo lugar para baixo. (Is.5:14; Gn.37:35; Gn.42:38; Nm.16:33).

Em Isaias.5:14 os ímpios descem à boca aberta do “Seól” (Não “ Cova ou Sepultura “ , como traduzida em Almeida).

Nas passagens de Gênesis temos Jacó pensando em sua morte, dizendo: “Descerei a meu filho à “Sepultura” ( A palavra no hebraico é “Seól “ e não “Queber”, configurando outro caso de uma má tradução! Jacó cria que seu filho José estivesse no Seól.

Em Numeros. 16:33 Coré, Datã e Abirão “Desceram vivos ao abismo”, a terra literalmente os tragando. Nessa passagem a palavra “Abismo”, no original é “Seól”.

Consequentemente, concluímos, pela leitura destas e outras correlatas passagens, que o Seól, ou Hades, o mundo invisível, está localizado em algum ponto abaixo da superfície da terra. (Cf. Ez.31:16,18; Ez.32:18).

O suposto profeta Samuel, na cena de I Samuel. 28:13-15, é descrito como “Subindo” da terra.

A parte do Seól em que estavam Abraão e Lázaro é o “Paraíso” de que Jesus falou ao ladrão crucificado ao seu lado (Lc.23:43) , dizendo que ali estaria com Ele naquele dia.

A palavra “Paraíso” é de origem Persa e significa uma espécie de jardim, usada simbolicamente quanto ao lugar dos Justos mortos.

No Paraíso Lázaro podia conversar com o rico que ali sofria o tormento dos Ímpios, havendo entre eles um “Abismo” intransponível. (Lc.16:19-31).

Depois se Sua morte Jesus esteve “ Três dias e Três noites no coração da terra”. (Mt.12:40; At.2:27; Ver. Ez.31:15-17).

O apóstolo Paulo descreve esse lugar como “ As regiões Inferiores da terra”. (Ef.4:9).

Portanto, concluímos que o Paraíso em que Jesus e o malfeitor entraram estava no coração da terra.

IMPORTANTE

Nesta descida ao Hades Cristo efetuou uma grande e permanente mudança na região dos salvos, isto é, nas condições dos Justos mortos.

Porque?

Estando Jesus no Hades por ocasião de sua morte, Ele “Anunciou “ a Sua vitória aos espíritos ali retidos.

É o que significa a expressão do apóstolo Pedro, que “Cristo......pregou aos espíritos em prisão....” IPe.3:18-20.

A palavra usada no original implica em Anunciar, Comunicar; não pregar, como se entende em homilética.

Mas quando Cristo “Subiu às Alturas “ levou cativo o cativeiro, isto é, levou uma multidão de cativos, os quais eram as almas dos Justos que estavam em descanso (Consciente) no Paraíso.

Vejamos a passagem bíblica que confirma essa verdade.

(Ef.4:8-10)..” Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.....(V.9)..” Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?....(V.10)..” Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

Dessa forma Cristo TRANSFERIU O PARAÍSO, do Seól ou Hades, para as regiões celestiais.........Muitas dessas pessoas libertas foram até RESSUSCITADAS nessa ocasião, segundo lemos em Mt. 27:52-53).

Cristo havia dito que as portas do Hades (Ou seja, esse lugar de detenção em que estavam guardados os Justos mortos) não prevaleceriam contra a sua Igreja. (Mt.16:18).

E não prevaleceram mesmo!!

Veja a exclamação do apóstolo: Onde está, ó morte, o teu aguilhão? (I Co.15:55; Ap.1:18).

O Paraíso continua sendo o lugar para onde vão os espíritos dos Justos que ora morrem, só que agora não acha-se mais no Seól e sim no Terceiro Céu (II Co.12:1-4).

O Paraíso está “ Na presença de Cristo” . (II Co.5:8; Fl.1:23).

Sendo que Cristo está sentado à destra do Pai.

Portanto concluímos que, agora o Paraíso também esta na presença imediata do Pai. (Hb.12:2; Ap.3:21; Ap.6:9).

Os Justos “não dormem” no sentido de estarem Inconscientes.

No Paraíso eles são “Confortados” (Lc.16:25).

Os Justos permanecem num estado de perfeita felicidade, em contraste com os sofrimentos horrível que experimentam os ímpios lançados no Hades. (Lc.16:24).

Os mortos Justos podem clamar em alta voz, fato que indica Consciência e a posse das faculdades mentais.

Vejamos a passagem bíblica que nos ensina isso:

(Ap.6:9-10)..” E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

(V.10)..” E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo

Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

O apóstolo Paulo descreve o estado dos mortos Justos como “Incomparavelmente melhor” a este nosso, da presente vida.

(Fl.1:23)..” Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

Quando Cristo voltar, Ele trará consigo as almas dos que “dormem” (Seus corpos apenas dormem) no Senhor.

(I Ts.4:14)..” Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

Essas, unidas aos corpos ressuscitarão, seguirão para o Tribunal de Cristo onde serão julgados (Não para condenação ou absolvição) onde receberão seus Galardões.

Também participarão das Bodas do Cordeiro e depois reinarão com Cristo durante o Milênio de paz.

A nova Jerusalém, o lugar que Cristo foi preparar para o Seu povo (João. 14:2), será o lar dos Justos por toda a Eternidade e provavelmente durante o Milênio também. (Ap.21 e 22).

2 comentários:

  1. paz amado

    Ef 4:8 não prova nada a respeito de os santos mortos terem sidos transferidos do hades ao 3º CÉU !!!

    Pois levar o cativeiro é levar A PRISÃO (o pecado) E não o cativo (o santo morto)

    Se tivesse alguém no céu, hoje, então João, Paulo etc serima mentirosos

    Por João 3:13 sabemos que ninguém subiu ao Céu senão aquele que de LÁ desceu (o filho do homem).

    Em At 2:34 se afirmou 1000 anos depois de Davi morrer que: Davi ainda não havia subido aos céus.

    Em 2 Co 12:2,4; nos mostra que o 3º céu e o paraiso(seio de abraão_ são lugares DIFERENTES.

    Mateus 12:40 mais Lucas 23:43 e a fala de Jesus ressurreto para MARIA madalena (EU ainda não subi ao PAI) logo após sua ressurreição - nos mostra que o PARAISO ainda continua dentro da terra.

    Queres mais? temos mais 15 textos, absolutos, enf´ticos mostrando esse erro enorme de achar que os santos que morrem vão ao 3º céu!

    Graça paz e conhecimento

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  2. Caro Dorival
    Segue mais uma postagem que prova meu ponto de vista, retirada do blog do Pr. Ciro Sanches, um grande homem de Deus.http://pastorciroresponde.blogspot.com/2008/08/onde-esto-e-o-que-esto-fazendo-os.html

    Onde estão os que morreram em Cristo Jesus? Considerando que, de acordo com Eclesiastes 12.7, “... o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”, todas as pessoas, sem distinção, salvas ou perdidas, ficam sob o controle de Deus (Mt 10.28). Contudo, no caso dos salvos, não ficam apenas sob o controle divino; quedam-se aos cuidados do Todo-Poderoso e são levados ao Paraíso, no Céu (Fp 1.23; 2 Co 5.8; 1 Pe 3.22). Quanto aos ímpios, vão para o Hades (gr. hades e hb. sheol), um lugar de tormentos (Ef 4.8-10; Sl 139.8; Pv 15.24).

    Os salvos em Cristo, portanto, estão no Paraíso, no Terceiro Céu, uma ante-sala do lugar de gozo pleno (Lc 23.43; 2 Co 12.1-4). Trata-se de um lugar onde os salvos se encontram na condição espírito+alma, isto é, o “homem interior” (2 Co 4.16). No caso desses mortos em Cristo, o seu “homem interior” encontra-se em um estado intermediário, aguardando o Arrebatamento da Igreja. Naquele grande Dia, os salvos, que aguardam no Paraíso, se unirão aos seus corpos, na terra (1 Ts 4.16,17). E, na condição espírito+alma+corpo, ingressarão no Céu final, definitivo.

    Em 1 Tessalonicenses 3.13 está escrito: “que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos”. Essa passagem mostra que os santos de todas as épocas virão com Cristo, no Arrebatamento. Em outras palavras, o “homem interior” (espírito+alma) deles se juntará aos seus corpos, na terra, para a ressurreição, num abrir e fechar de olhos (1 Co 15.50-52).

    Apesar de os mortos em Cristo se encontrarem na presença de Deus, ainda não foram transformados. Isso só acontecerá na ressurreição (1 Co 15.51). Seu estado é similar ao daqueles mártires que morrerão na Grande Tribulação, mencionados em Apocalipse 6.9-11. Esta passagem e a de Lucas 16.25 indicam que, no Paraíso, os salvos são consolados, repousam, estão conscientes e se lembram do que aconteceu na terra (cf. Ap 14.13). Contudo, após o Arrebatamento, estarão — no sentido pleno — “sempre com o Senhor” (1 Ts 4.17).

    Nos tempos do Antigo Testamento, Paraíso e Hades ficavam na mesma região; eram separados por um abismo intransponível (Lc 16.19-31). Quando Jesus morreu, desceu em espírito a essa região e transportou de lá os salvos para o Terceiro Céu — para entender essa transição claramente, faz-se necessário estudar Mateus 16.18, Lucas 23.43, Efésios 4.8,9 e 2 Coríntios 12.1-4, nessa ordem. Quanto aos ímpios, permanecem numa espécie de ante-sala do Inferno final, o Hades, que não deixa de ser “um inferno”, um lugar de tormentos (Lc 16.23).

    Quanto aos testemunhos de pessoas que pensam ter ido ao Céu e ao Inferno, é preciso ter cuidado, pois a Palavra de Deus é clara ao dizer que a glória futura ainda “... há de ser revelada” (Rm 8.18, grifo meu; 1 Pe 5.1; Dt 29.29). E o Senhor não contraria a sua Palavra.

    Deus o abençoe.

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