quinta-feira, 12 de julho de 2012

RUTE – PANONORAMA DA BÍBLIA

PANORAMA DA BÍBLIA
O LIVRO DE RUTE 
 

O contexto histórico
A tocante história de Rute situa-se no quadro do declínio de Israel, no fim do período dos Juízes. É possível que tenha sido Samuel o escolhido para escrever esta curta narração, no momento em que Davi recebia a unção real, visto que o autor tem o cuidado de estabelecer a ligação genealógica entre Rute e o grande chefe de Israel (confira Rute 4:18-22).


O tema geral
Admirável contraste: No livro de Juízes, os homens “fazem o que lhes parece mais reto; no livro de Rute, Deus faz o que Lhe parece bom, chamando esta mulher moabita, estranha às alianças e à promessa (confira Deuteronômio 23:3), para entrar na linhagem messiânica (Mateus 1:5), e tomar-se cidadã de Belém.


Aplicação profética
É uma maravilhosa imagem do plano redentor de Deus: Por amor Ele convida os pagãos, que somos nós, a fazerem parte de Seu povo celeste, porque encontramos em Cristo Aquele que tem “o direito de resgate” sobre nossas almas! (confira Rute 4:1-8 e Apocalipse 5:1-5,9).


Glossário
1:19
Noemi – Doçura, beleza

 1:20
Mara – Amarga, tristeza.

 3:12; 4:1,4
Direito de resgate – Em Israel, um escravo podia ser remido por seu parente mais próximo; era esse direito de resgate que Boaz reivindicou em favor de Noemi e de Rute (confira Levítico 25:39-55).

 4:1
A porta da cidade justiça – Lugar onde se executava a justiça (confira 3:11).
  
4:7
Tirava o calçado – Confira também Deuteronômio 25:7-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu novo livro...Clique aqui e leia online...

Compre o livro pelo link ao lado: http://www.bookess.com/read/9585-uma-nova-historia-/ ou entre em contato pelo e-mail richard.rossini.atanes@gmail.com para comprar com desconto diretamente com o autor..